Entenda as diferenças entre front-end, back-end e API
Se pensar que precisa conhecê-los a fundo para gerir o Marketing Digital aplicado no seu site, tampouco se preocupe. Em todas as áreas de conhecimento, uma pessoa com conhecimentos de front e back pode ser útil. O desenvolvimento https://www.ocafezinho.com/bootcamp-de-programacao-como-desenvolver-suas-habilidades-em-poucos-meses/ front-end e back-end é a porta de entrada para muitas pessoas que estão dando os primeiros passos na área de TI. Inclusive, quando estão em uma faculdade da área ou até mesmo antes de prestar vestibular.
Isso significa que o front-end pode lidar com interações (ou solicitações) básicas do usuário, como exibir um calendário ou verificar se uma pessoa inseriu um endereço de e-mail válido. Desde o começo dos dispositivos mobile existe alternativas para desenvolvermos, como o Phonegap ou Apache Cordova, que permitem que você crie um site que seja instalável como aplicativo — inclusive hoje temos a proposta das PWAs. O mercado para desenvolvedores full-stack é amplo e há uma demanda crescente por seus serviços, já que esses profissionais são capazes de lidar com vários aspectos de uma aplicação. Portanto, para quem está iniciando a carreira de desenvolvimento, explorar conceitos de ambas as áreas pode ajudar a criar uma base mais ampla de conhecimento e possibilidade de desenvolvimento.
Front-end e Back-end: entenda essas duas áreas do desenvolvimento
Um Designer de Interface do Usuário (UI) é basicamente um designer visual e geralmente é focado no design. Eles geralmente não estão envolvidos na implementação do design, mas podem conhecer o básico de HTML e CSS para poderem comunicar suas ideias de maneira mais eficiente aos desenvolvedores. Agora que você já conhece as diferenças entre as áreas de front-end, back-end e full-stack, fica mais fácil de escolher o curso ideal para iniciar a carreira ou mesmo se especializar ainda mais para conquistar oportunidades na carreira. Descubra como garantir a estabilidade do seu site para que os visitantes tenham a melhor experiência em suas páginas. Se front-end diz respeito ao lado externo do projeto, o back-end é o contrário.
Esse tipo de problema é resolvido pelo back-end e o aconselhável é que faça isso o mais rápido possível, pois um problema assim compromete a experiência do usuário e todo o objetivo da empresa. Mas, se pedir para inserir uma funcionalidade ou mesmo criar um atalho que facilite a inserção de funções no seu site, precisará de um especialista em back-end — sobre o qual falaremos a seguir. Ainda que pareçam termos de programação (e são), eles são muito importantes para a sua gestão de Marketing Digital. Pessoas de todas as outras áreas em um time de TI podem se beneficiar com o conhecimento dessas áreas essenciais. O app progressivo, ou progressive web apps (PWA), é um site implementado para ser responsivo (adaptável a telas menores) e para oferecer uma experiência semelhante a de um aplicativo. Assim, é como um aplicativo que não precisa ser instalado, mas que envia notificações, pode ser customizado na tela inicial do smartphone e muito mais.
Por que as empresas precisam entender as diferenças entre front-end e back-end?
No entanto, algumas fontes dizem que os desenvolvedores de front-end têm uma média mais alta e salários iniciais. Podemos apenas adivinhar, mas isto pode ser devido à crescente demanda por interfaces interativas e altamente visuais, já que as empresas de tecnologia estão lutando bootcamp de programação para impressionar os usuários do dia-a-dia com designs extravagantes. No geral, é um tipo de banco de dados valioso quando as necessidades de armazenamento ficam muito altas ou quando há uma demanda imediata por uma rápida distribuição de dados, geralmente em tempo real.
Para essas funções, o front envolve o uso de linguagens como HTML, CSS e JavaScript — linguagem mais usada (67,7%) em projetos web, segundo pesquisa de 2020 do Stack Overflow. Essas são duas funções distintas e que merecem atenção específica, com a percepção da diferença entre elas. Em muitos casos, as pessoas se especializam em uma delas e dedicam seus estudos e projetos a essa função. As duas são apontadas como carreiras promissoras para o futuro do trabalho, segundo o Fórum Econômico Mundial.
Qual a diferença entre desenvoveldores Front-End e Back-End?
Crie uma conta agora mesmo para começar a desenvolver para front-end e back-end na AWS. Navegadores ou aplicativos cliente armazenam arquivos do aplicativo em cache e os usam para melhorar o desempenho. O back-end usa várias estratégias para processar milhares de solicitações de usuários ao mesmo tempo. Com cursos que vão desde o básico ao avançado em diversas linguagens, como JavaScript, Node.js, React, Python e mais, temos um amplo leque de opções para quem busca se aprimorar na programação. Os salários de front-end e back-end podem variar dependendo de vários fatores, como nível de experiência, localização geográfica e tamanho da empresa.